segunda-feira, 23 de agosto de 2010

7º Encontro - Preconceitos - 14/08/2010

Olá Galera, tudo bem?!

Neste 7º encontro, falamos sobre preconceito.
Em um primeiro momento, fizemos a dinâmica do "abrigo subterrâneo", onde dentre 12 pessoas inclusas em uma lista, apenas 6 deveriam ser escolhidas para sobreviver a um bombardeio. As outras seriam deixadas de fora. Dentre os fatores que motivaram as decisões dos 2 grupos de crismandos, fizemos uma reflexão sobre as diversidades de pessoas na qual convivemos todos os dias. Pessoas novas, idosas, de diferentes raças, credos, opções sexuais, pessoas com deficiências (fisicos, mentais), etc.
Vemos que conforme as decisões tomadas na dinâmica, pudemos perceber os "estereotipos" formados em nossa mente, e que nos limitam a aceitar as diferenças, trazendo a tona um dos grandes maus da nossa sociedade: o preconceito.
Aprendemos que todos os dias nos deparamos com diversas situações onde ser perceber, propagamos o preconceito, discriminação e intolerância com as pessoas em nossa volta. Devemos esquecer os modelos que a sociedade em que vivemos nos impõem, rotulando a tudo e a todos, e transformando os padrões que ela dita em necessários para todos em nosso mundo. Isto vai totalmente contra os preceitos que Jesus Cristo deixou para nós e que vemos diretamente nas leituras do evangelho. Jesus Cristo propagou a misericórdia divina e infinita. Ele não veio para os ricos e bem-aventurados e sim para os pobres e necessitados, e a quem mais quisesse se aproximar Dele. Sem nenhuma distinção de pessoas, ele curou, salvou e distribuiu seu perdão aos pecados de todos que se tiveram fé Nele. Ele nos ama, exatamente como nos somos. Basta que nos percebamos o amor de Cristo e deixarmos a sua graças transbordar o nosso coração. Ele perdoa nossos pecados e nos concede seu espirito santo, para que possamos ser cada vez melhores.

Dentre os assuntos citados, surgiu a dúvida a respeito da homossexualidade. Seguindo as leituras da palavra e as leis da igreja, vemos que um casal deve ser constituido de homem e mulher, que juntos vão formar as bases da familia que será expandida para todo o sempre. Isto garante a continuidade do nosso mundo, demonstrando o amor entre o casal.

O que não podemos fazer é esquecer da pessoa humana, seja ela heteressexual ou homossexual. Nunca devemos julgar e nem fazer a assepção de pessoas por quaisquer diversidade que exista. A tolerância, o respeito e amor ao próximo são mandamentos deixados por Jesus e que nunca devemos nos esquecer. A misercórdia de Deus e Jesus Cristo é infinita.

Como material complementar, colocamos o video retirado do site youtube do programa "A LIGA", exibido no dia 17/08/2010, abordando o tema "Discriminação". Neste vídeo veremos como nossa visão de mundo é deturpada, mediante a tudo que nós é imposto por uma sociedade sem que não respeita as diferenças e verdadeiro significado do ser humano.



Vamos proseguindo, na formação de cristãos melhores e atuantes na nossa sociedade.

Fiquem com Deus!

Forte Abraço!
Pastoral do Crisma - Pároquia Santo Antônio do Pari

Nenhum comentário:

Postar um comentário