quinta-feira, 12 de agosto de 2010

4º Encontro - Biblia - 24/07/2010

Olá Galera!

Neste quinto encontro, falamos sobre o manual do cristão: a Biblia. Para nos ajudar a falar deste assunto, recebemos a visita do nosso grande amigo Gérson.

Abaixo segue o texto explicativo que foi distribuido no encontro sobre a Biblía e algumas instruções importantes para manusearmos a sagrada escritura.


A BÍBLIA


A Bíblia é o livro mais lido, mais traduzido e mais procurado mundialmente. E não é por menos, a Bíblia contém tudo o que precisamos para vivermos uma vida plenamente. Nela contém a Palavra de Deus.
A palavra Bíblia vem do grego, ela significa "coleção de livros" ou Biblioteca. Nela contém a história da Salvação. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus aos seus filhos. Nesta carta é revelado um Plano de amor que Deus preparou para cada um de nós.
Ela foi escrita durante 1.300 anos. Seu início ocorreu antes da vinda de Jesus, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias contadas de uns para outros. Passado um bom tempo, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. Ela terminou de ser escrita no ano 100 d.C., com o apóstolo São João (que escreveu o Apocalipse, último livro da Bíblia).
A Bíblia foi escrita por cerca de 50 pessoas, mas inspirada por um só: DEUS. Deus, ao decidir escrever essa "grande carta", escolheu pessoas bem capacitadas para serví-lo de instrumento.
São três os idiomas originais da Sagrada Escritura: o hebraico, o aramaico (dialeto do hebraico) e o grego. A maior parte da Bíblia foi escrita em hebraico, já uma outra parte (quase o Novo Testamento inteiro) foi escrito em grego, e uma pequenina parte foi escrita em aramaico. Por curiosidade, a língua que Jesus falava era o aramaico.

Qual é a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?

Muitas são as pessoas que desprezam a Bíblia Protestante, dizendo não ser a Palavra de Deus. Isso é uma atitude erradíssima, pois tanto a Bíblia Católica como a Bíblia Protestante devem ser consideradas Palavra de Deus. A única diferença que há entre elas, é em relação ao número de livros. A Bíblia Protestante não considera sete livros como canônicos (sagrados; inspirados por Deus). Esses livros são os seguintes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento: Dn 13-14; Est 10,4-16,24.

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos dentro dos livros, eles são representados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro de cada capítulo, sua função é de auxiliarmos na localização das passagens bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico
Vírgula (,)  separa capítulo de versículo.
Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5).

Ponto (.)  indica um salto entre os versículos: ler somente o número que precede e o que segue.
Exemplo: Dn 3,1.4.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1,4 e 5).

Hífen (-)  é o contrário do anterior, ler desde um versículo até o outro, sem omitir os versículos intermediários.
Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos de 1 até 5).

Ponto e vírgula (;)  separa citações, dentro do mesmo livro ou de um livro para outro.
Exemplo: Dn 3,1-5; Jo 4,5-6 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos de 1 até 5. Evangelho segundo João, capitulo 4, versículos de 5 até 6).

Um esse (s)  indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede: portanto, o total de dois versículos.
Exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1 e 2).

Dois esses (ss)  designa os dois versículos imediatamente seguintes: portanto, o total de três versículos.
Exemplo: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1, 2 e 3).

O mundo é repleto de seitas que pregam a livre interpretação bíblica. Essa atitude sem regras causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que eles acham estar correto. Por isso, sejamos cautelosos na hora de lermos as Escrituras.






"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"
São Jerônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário