segunda-feira, 23 de agosto de 2010

7º Encontro - Preconceitos - 14/08/2010

Olá Galera, tudo bem?!

Neste 7º encontro, falamos sobre preconceito.
Em um primeiro momento, fizemos a dinâmica do "abrigo subterrâneo", onde dentre 12 pessoas inclusas em uma lista, apenas 6 deveriam ser escolhidas para sobreviver a um bombardeio. As outras seriam deixadas de fora. Dentre os fatores que motivaram as decisões dos 2 grupos de crismandos, fizemos uma reflexão sobre as diversidades de pessoas na qual convivemos todos os dias. Pessoas novas, idosas, de diferentes raças, credos, opções sexuais, pessoas com deficiências (fisicos, mentais), etc.
Vemos que conforme as decisões tomadas na dinâmica, pudemos perceber os "estereotipos" formados em nossa mente, e que nos limitam a aceitar as diferenças, trazendo a tona um dos grandes maus da nossa sociedade: o preconceito.
Aprendemos que todos os dias nos deparamos com diversas situações onde ser perceber, propagamos o preconceito, discriminação e intolerância com as pessoas em nossa volta. Devemos esquecer os modelos que a sociedade em que vivemos nos impõem, rotulando a tudo e a todos, e transformando os padrões que ela dita em necessários para todos em nosso mundo. Isto vai totalmente contra os preceitos que Jesus Cristo deixou para nós e que vemos diretamente nas leituras do evangelho. Jesus Cristo propagou a misericórdia divina e infinita. Ele não veio para os ricos e bem-aventurados e sim para os pobres e necessitados, e a quem mais quisesse se aproximar Dele. Sem nenhuma distinção de pessoas, ele curou, salvou e distribuiu seu perdão aos pecados de todos que se tiveram fé Nele. Ele nos ama, exatamente como nos somos. Basta que nos percebamos o amor de Cristo e deixarmos a sua graças transbordar o nosso coração. Ele perdoa nossos pecados e nos concede seu espirito santo, para que possamos ser cada vez melhores.

Dentre os assuntos citados, surgiu a dúvida a respeito da homossexualidade. Seguindo as leituras da palavra e as leis da igreja, vemos que um casal deve ser constituido de homem e mulher, que juntos vão formar as bases da familia que será expandida para todo o sempre. Isto garante a continuidade do nosso mundo, demonstrando o amor entre o casal.

O que não podemos fazer é esquecer da pessoa humana, seja ela heteressexual ou homossexual. Nunca devemos julgar e nem fazer a assepção de pessoas por quaisquer diversidade que exista. A tolerância, o respeito e amor ao próximo são mandamentos deixados por Jesus e que nunca devemos nos esquecer. A misercórdia de Deus e Jesus Cristo é infinita.

Como material complementar, colocamos o video retirado do site youtube do programa "A LIGA", exibido no dia 17/08/2010, abordando o tema "Discriminação". Neste vídeo veremos como nossa visão de mundo é deturpada, mediante a tudo que nós é imposto por uma sociedade sem que não respeita as diferenças e verdadeiro significado do ser humano.



Vamos proseguindo, na formação de cristãos melhores e atuantes na nossa sociedade.

Fiquem com Deus!

Forte Abraço!
Pastoral do Crisma - Pároquia Santo Antônio do Pari

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

6º Encontro - Missa - 07/08/2010


Olá Galera!

Tudo bem?!

Neste sexto encontro, falamos sobre a Missa, fonte de alimento espirital e momento de comunhão maior com o nosso Senhor Jesus Cristo.
Para falarmos deste assunto, novamente tivemos a sempre importante presença do nosso amigo Gérson.
Abaixo segue um recado do próprio Gérson, comentando sobre nosso encontro.




"Queridos irmão e irmãs do grupo de crima, Paz e Bem!



No último encontro, conversamos sobre a missa e foi um experiência agradável e enrriquecedora.

"Liturgia é uma ação sagrada, através da qual, com ritos, na Igreja e pela Igreja, se exerce e prolonga a obra sacerdotal de Cristo, que tem por objetivos a santificação dos homens e a glorificação de Deus" (SC 7).
Passando a despedida final da missa para o latim ela soa da seguinte forma: “Ite, Missa est”. Traduzindo-se para o português, soa algo como “Ide, tendes uma bênção e uma missão a cumprir”, pois em latim, missa significa missão ou demissão, como também pode significar bênção. Nesse sentido, eucaristia significa bênção, o que não deixa de ser uma realidade, já que através da doação de seu Filho, Deus abençoa toda a humanidade. De posse desta boa-graça dada pelo Pai, os cristãos são re-enviados ao mundo para que se tornem eucaristia, fonte de bênçãos para o próximo. Desse modo a Missa reassume todo seu significado.

E para não esquecer: Antes da leitura do Evangelho, fazemos três cruzes: uma na testa (CREIO), outra na boca (CONFESSO), e a ultima no peito (CONFIRMO).

Porem no dia a dia, para nos “blindarmos” de todo mal, ou diante de uma dificuldade grande, podemos recorrer ao grande sinal da Cruz fazendo uma Cruz na testa (PELO SINAL DA SANTA CRUZ), na bola (LIVRAI-NOS DEUS, NOSSO SENHOR) e no peito (DOS NOSSOS IMINIGOS)...em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Um grande e fraterno abraço a todos!

Gérson Pedro (catequista por vontade do Nosso Senhor)"

5º Encontro - 31/07/2010 - Jovens perando o mundo: Transformando problemas em oportunidades."

Olá Galera!
Tudo bem!

Neste sexto encontro, conversamos sobre o tema: "Jovens perante o mundo: Transformando problemas em oportunidades."

Refletimos que a nossa vida não é um “mar de rosas” existem momentos bons e momentos ruins. O que não pode oscilar ou vacilar é a nossa Fé. A nossa Fé precisa ser diariamente alimentada e tem que ser uma Fé constante.
Falamos também sobre o conflito de valores entre a Sociedade x Igreja. Basta assistir os jornais ou a acessar a Internet e logo vem uma notícia sobre legalização de casamentos de homossexuais, liberação da maconha, liberação do aborto, banalização do sexo, etc...

Fizemos uma atividade onde pedimos para os crismandos escrever no papel 5 sonhos que eles tenham. Estes sonhos serão todos colocados na bagagem para seguir uma longa viagem. Durante o caminho da viagem irão surgir situações que eles terão que ir abandonando um sonho de cada vez.

1. Como você se sentiu quando teve que abandonar o 1º sonho ?
2. Como você se sentiu quando teve que abandonar o último sonho?
3. Será que estamos preparados para enfrentar as situações indesejadas?

Refletimos também sobre as passagens da bíblia:

“Tudo posso, mas nem tudo me convém”
“Tome cada dia a sua cruz e siga-me”
“Não estamos sozinho, Deus está conosco todos os dias”.

Dicas:

1ª - Não ir no “embalo” dos outros.
Podemos ir no embalo sim, mas dos bons exemplos. Temos que ter cuidado com os convites, com os “amigos”, com as aventuras e experiências.

2ª – Estar em comunhão com a Igreja, participar da vida da comunidade.
Separar 2% do seu tempo para Deus. Isso corresponde a 4 horas/semana.
Participar sempre da vida da Comunidade, estar inserido em alguma Pastoral ou Movimento. Não ficar somente na missa.

3ª – Transformar problemas em oportunidades de melhorias.

Problema: Desemprego
Oportunidade: Ficar mais tempo com a família. O sujeito quando trabalha, dorme no trabalho, não tem tempo para família e quando fica sem trabalhar, não aproveita esse tempo.

Problema: Saúde, Colesterol, Sedentarismo, Pressão Alta, Gastrite, etc.
Oportunidade: Se alimentar melhor, comer com mais qualidade, fazer atividade física.

Vamos Caminhando!

Fiquem com Deus!

Forte Abraço
Pastoral do Crisma - Paróquia Santo Antônio do Pari.

4º Encontro - Biblia - 24/07/2010

Olá Galera!

Neste quinto encontro, falamos sobre o manual do cristão: a Biblia. Para nos ajudar a falar deste assunto, recebemos a visita do nosso grande amigo Gérson.

Abaixo segue o texto explicativo que foi distribuido no encontro sobre a Biblía e algumas instruções importantes para manusearmos a sagrada escritura.


A BÍBLIA


A Bíblia é o livro mais lido, mais traduzido e mais procurado mundialmente. E não é por menos, a Bíblia contém tudo o que precisamos para vivermos uma vida plenamente. Nela contém a Palavra de Deus.
A palavra Bíblia vem do grego, ela significa "coleção de livros" ou Biblioteca. Nela contém a história da Salvação. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus aos seus filhos. Nesta carta é revelado um Plano de amor que Deus preparou para cada um de nós.
Ela foi escrita durante 1.300 anos. Seu início ocorreu antes da vinda de Jesus, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias contadas de uns para outros. Passado um bom tempo, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. Ela terminou de ser escrita no ano 100 d.C., com o apóstolo São João (que escreveu o Apocalipse, último livro da Bíblia).
A Bíblia foi escrita por cerca de 50 pessoas, mas inspirada por um só: DEUS. Deus, ao decidir escrever essa "grande carta", escolheu pessoas bem capacitadas para serví-lo de instrumento.
São três os idiomas originais da Sagrada Escritura: o hebraico, o aramaico (dialeto do hebraico) e o grego. A maior parte da Bíblia foi escrita em hebraico, já uma outra parte (quase o Novo Testamento inteiro) foi escrito em grego, e uma pequenina parte foi escrita em aramaico. Por curiosidade, a língua que Jesus falava era o aramaico.

Qual é a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?

Muitas são as pessoas que desprezam a Bíblia Protestante, dizendo não ser a Palavra de Deus. Isso é uma atitude erradíssima, pois tanto a Bíblia Católica como a Bíblia Protestante devem ser consideradas Palavra de Deus. A única diferença que há entre elas, é em relação ao número de livros. A Bíblia Protestante não considera sete livros como canônicos (sagrados; inspirados por Deus). Esses livros são os seguintes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento: Dn 13-14; Est 10,4-16,24.

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos dentro dos livros, eles são representados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro de cada capítulo, sua função é de auxiliarmos na localização das passagens bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico
Vírgula (,)  separa capítulo de versículo.
Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5).

Ponto (.)  indica um salto entre os versículos: ler somente o número que precede e o que segue.
Exemplo: Dn 3,1.4.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1,4 e 5).

Hífen (-)  é o contrário do anterior, ler desde um versículo até o outro, sem omitir os versículos intermediários.
Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos de 1 até 5).

Ponto e vírgula (;)  separa citações, dentro do mesmo livro ou de um livro para outro.
Exemplo: Dn 3,1-5; Jo 4,5-6 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos de 1 até 5. Evangelho segundo João, capitulo 4, versículos de 5 até 6).

Um esse (s)  indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o precede: portanto, o total de dois versículos.
Exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1 e 2).

Dois esses (ss)  designa os dois versículos imediatamente seguintes: portanto, o total de três versículos.
Exemplo: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1, 2 e 3).

O mundo é repleto de seitas que pregam a livre interpretação bíblica. Essa atitude sem regras causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que eles acham estar correto. Por isso, sejamos cautelosos na hora de lermos as Escrituras.






"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"
São Jerônimo

3º Encontro - Pecado x Salvação - 17/07/2010






Olá Pessoal!

Devido a alguns "problemas técnicos", ficamos um período sem atualizações, mas agora estamos atualizando todos os encontros até essa semana.

Neste terceiro encontro refletimos sobre o PECADO.

Afinal de contas, o que é o pecado?
Poluir a natureza é mais grave do que roubar?

Aprendemos que pecado é tudo que nos afasta de Deus.
E que existem dois tipos de pecado:

Mortal: Pecados que atentam contra a vida, é também tudo aquilo que desobedece os DEZ MANDAMENTOS.
Venial: Também chamados de pecados leves, são os pecados de menor gravidade, que não comprometem a vida, porém não o considere insignificante, o Catecismo faz uma observação, pois da mesma forma que a gota de água enche um rio e faz a enxurrada, assim também esses “pequenos pecados” podem nos levar a morte de alma.

O importante é sempre o desejo de sermos pessoas melhores e lutar contra as várias formas de pecado no dia a dia.

E para isso é necessário Oração, leitura da Bíblia e Eucaristia.

Deste encontro temos algumas fotos...

Vamos caminhando!

Fiquem com Deus!

Forte Abraço!
Pastoral da Crisma - Paróquia Santo Antônio do Pari.